O slogan da fundação
A matéria já progride,
Que se desenvolva o espírito!
Os slogans
Há a imagem de Buda em todo canto,
Venerar a Buda em toda ação!
Meditar em qualquer hora,
Meditar em qualquer lugar!
Movimento e imobilidade são um,
O corpo e o espírito aperfeiçoemos!
O darma de Buda é a vida dia a dia,
A vida dia a dia é o darma de Buda!
Esquema da doutrina
2 DOUTRINA
2.1 Círculo
2.1.4 Voto ao Círculo
Il-won como o estado indescritível da concentração, como a porta do nascimento e da morte que transcende a existência e a inexistência, como a origem do céu e da terra, dos pais, dos companheiros e das leis e como a natureza de todos os budas, patriarcas, pessoas comuns e seres vivos, o Círculo pode ser tanto constante quanto passageiro. Olhado como constante, é eternamente imortal e imutável de maneira que desenvolve o mundo sem limites. Olhado como passageiro, leva o universo da formação à duração, à destruição e ao vazio. Leva ainda todos os seres do nascimento à velhice, à doença e à morte, e faz chegar os quatro nascidos aos seis caminhos conforme a ação do corpo e da mente, ora progredindo, ora regredindo, ora transformando o benefício em malefício, ora transformando o malefício em benefício, de tal maneira que igualmente desenvolve o mundo sem limites. Como seres ignorantes, mas seguidores do Círculo, o Buda de Corpo Dármico, nós fazemos o voto de nos dedicarmos com firmeza aos estudos para guardar perfeitamente o corpo e a alma, para conhecer perfeitamente o fato e o princípio e para usar perfeitamente o corpo e a mente, a fim de podermos progredir e receber os benefícios em vez de regredir e sofrer danos, até adquirirmos o poder do Círculo e nos unirmos à sua essência.
Referência: https://app.wonbul.org/texts/pt/jj/2-1-4
3 PRÁTICA
3.1 Pontos principais da prática diária
1 Em princípio, a intranquilidade não existe no campo da mente, ainda que possa aparecer em determinadas circunstâncias. Por isso, cabe-nos entrar na concentração da nossa própria natureza para eliminar a intranquilidade.
2 Em princípio, a ignorância não existe no campo da mente, ainda que possa aparecer em determinadas circunstâncias. Por isso, cabe-nos procurar a sabedoria da nossa própria natureza para eliminar a ignorância.
3 Em princípio, a injustiça não existe no campo da mente, ainda que possa aparecer em determinadas circunstâncias. Por isso, cabe-nos aceitar a conduta da nossa própria natureza para eliminar a injustiça.
4 Afastemos a descrença, a avidez, a preguiça e a ignorância por meio da crença, da coragem, do desejo de saber e do esforço.
5 Não façamos de uma vida de agradecimentos uma vida de queixas.
6 Não façamos de uma vida de independência uma vida de dependência.
7 Não façamos de um bom aluno um mau aluno.
8 Não façamos de um bom professor um mau professor.
9 Não façamos de uma pessoa generosa uma pessoa egoísta.
Referência: https://app.wonbul.org/texts/pt/jj/3-1
Site com todos os ensinamentos do Won Budismo